Em um país com alto de índice de violência como o Brasil, uma das maiores preocupações das pessoas é com a cobertura de roubo e furto de bens. Mas é importante ressaltar alguns pontos importantes sobre esta cobertura.
Em caso de uma indenização por parte da seguradora, o limite de pagamento da será até o valor da apólice do seguro, ou seja, se o seu prejuízo foi de R$ 20 mil, mas o seguro possui uma cobertura contratada de apenas R$ 10 mil, você poderá receber até R$ 10 mil. São segurados os bens que estiverem dentro da casa, além de danos causados pelos ladrões na hora da invasão, como portas e janelas arrombadas. É importante que saiba que na apólice simples não estão incluídos os seguros de joias, objetos históricos ou obras de arte. Nesses casos, caso você possua esse tipo de objetos e queira que o seguro residencial cubra estes bens, é preciso, na hora da contratação do seguro residencial, adicionar uma cláusula específica de roubo e furto de joias, objetos artísticos e históricos. Além disso, o seguro o só é válido se as joias forem guardadas em cofre, seja ele fechado com chave ou segredo e embutido em paredes ou similares.
O que fazer quando acontecer o roubo/furto
- De início é preciso ligar para 190 para chamar a polícia militar. Depois disso, faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma unidade da Polícia Civil, listando todos os itens levados.
Para ter mais comprovantes do ocorrido, é indicado fotografar o local do arrombamento, os ambientes que foram alterados pelos bandidos e os locais nos quais ficavam os objetos furtados. Feito isso, entre em contato com a sua seguradora.
Ao ligar para a sua seguradora, tenha seus dados pessoais e número da apólice do seguro em mãos. Muitas vezes se faz necessário ter todas as informações sobre o ocorrido, inclusive a relação de itens roubados.
- O segundo passo é esperar a visita da pessoa que fará a vistoria no imóvel. Esse profissional entrará em contato para agendar o horário e a data. Durante a visita, é importante apresentar o B.O., além de orçamentos para reposição de bens ou reparos que possivelmente precisem ser feitos.
- A terceira etapa é enviar os documentos para a seguradora, caso no dia da vistoria tenha faltado algo. A última etapa consiste na análise do sinistro, ou seja: quando a seguradora avalia tudo o que o seu seguro residencial cobre.
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