Todos nós conhecemos alguém que já teve um prejuízo elevado com o rompimento da tubulação, certo? No seguro residencial, a cobertura para rompimento de tubulação é uma das coberturas adicionais e garante uma indenização não só para danos e perdas materiais, como também prevê o reparo no sistema hidráulico danificado. Mas lembre-se sempre de observar o Limite Máximo de Garantia Contratado, pois este será o máximo que a seguradora indenizará em caso de acionamento.
Em condomínios, é necessário avaliar se o evento ocorrido foi em rede horizontal (apartamento) pois neste caso será de responsabilidade do proprietário, no entanto se o sinistro ocorrer em forma de rede vertical (estrutura do condomínio) o reparo é de responsabilidade do síndico que deverá acionar a seguradora responsável pelo seguro condomínio.
Vale sempre se atentar para os riscos excluídos no momento da contratação. Segue alguns exemplos praticados pela seguradora Bradesco Seguros, em 2023.
1. Água de torneira ou registro, ainda que deixados abertos inadvertidamente;
2. Derrame acidental de chuveiros automáticos de combate a incêndio (sprinklers);
3. Ato de negligência do segurado ou instalações mal feitas;
4. Infiltração de água ou substância líquida qualquer, através de pisos, paredes e tetos, salvo quando consequente de riscos cobertos;
No momento da contratação da apólice, também é necessário se atentar o valor da participação do segurado (franquia), pois este valor será deduzido em uma eventual indenização da seguradora.
Deixe uma resposta